Quem criou a internet?

Você sabe qual é a história de quem criou a internet e de como ela se desenvolveu até chegar em como conhecemos atualmente? Se a resposta é não, você está no lugar certo! Veja a seguir como a internet foi fundada, em seus primórdios, conheça quem criou a internet e como foi o seu desenvolvimento até os dias atuais.

quem criou a internet

Quem criou a internet: conheça a primeira rede responsável pela transmissão de informações

Construída em 1969, a Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados (Advanced Research Projects Agency Network – ARPAnet) foi a primeira rede de computadores que transmitia os dados militares, os quais eram sigilosos, para os departamentos de pesquisa no Estados Unidos. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos visava facilitar as estratégias de guerra ao criar o sistema de compartilhamento de informações entre as pessoas que estavam distantes geograficamente.

Tal agência executou, primeiramente, o Protocolo de Controle de Rede (Network Control Protocol – NCP) e depois a versão do protocolo de internet ou o conjunto de protocolos conhecidos como TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Assim, a ARPAnet foi uma das encarregadas pelo desenvolvimento da internet que conhecemos hoje em dia.

Foi em 1986 que a ARPAnet começa a ser chamada de Internet, onde um sistema de redes regionais de roteadores foi conectado através de um backbone. Tal termo refere-se à rede principal, onde os dados de todos os clientes da Internet passam, além de enviar e receber dados ao redor do mundo – muitas pessoas traduzem o termo como a espinha dorsal da Internet.

Dessa forma, podemos observar que quem criou a internet não foi uma pessoa específica, mas que seu desenvolvimento surgiu a partir da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados.

Quem criou a internet: a rede dos dias atuais

A Internet que conhecemos hoje é definida como um sistema mundial de redes de computadores que estão interligadas e que utilizam um conjunto de protocolos, conhecidos como TCP/IP ou Internet Protocol Suite.

Mas, afinal de contas, quem criou a internet que conhecemos nos dias de hoje?

Paul Baran foi um dos principais cientistas, especializado em comunicação digital, que influenciou positivamente o desenvolvimento da rede da ARPAnet. Baran nasceu na Polônia, em 1926, e foi o responsável por criar fundamentos técnicos na agência. A partir dele, a ideia de pequenos blocos de mensagens que continham informações foi gerada e tal funcionamento é usado até hoje na Internet.

Robert Kahn e Vint Cerf criaram os protocolos TCP/IP, os quais serviram como base para o desenvolvimento da internet que temos acesso nos dias atuais. Ficaram conhecidos como os pais da Internet devido ao desenvolvimento do IP responsável pela transmissão das informações da ARPAnet. Kahn era engenheiro elétrico e nasceu em 1938, no Brooklyn enquanto o Cerf nasceu em 1943, no estado de Connecticut. Ambos criaram as regras técnicas que permitiram a conexão de vários computadores de diferentes marcas em uma mesma rede a fim de compartilharem dados e informações.

Entenda o que é o Protocolo de Controle de Transmissão ou TCP

O Transmission Control Protocol (TCP), desenvolvido por Robert Kahn e Vint Cerf, é um dos protocolos responsáveis pela comunicação, os quais dão suporte a rede mundial da Internet. O TCP verifica os dados enviados e garante que estão na sequência correta e sem erros. Esse protocolo é, normalmente, complementado com o protocolo da Internet (Internet Protocol), por isso é conhecido como TCP/IP.

O Internet Protocol (IP) é outro protocolo de comunicação que é utilizado em todas as máquinas em rede, responsável pelo encaminhamento de dados.

Outros nomes importantes na evolução da Internet

Mas será que apenas Paul Baran, Robert Kahn e Vint Cerf podem ser inclusos no tópico sobre quem criou a internet? Conheça agora outros dois nomes que foram fundamentais para a evolução do mundo digital.

Sabe aquela sigla WWW que parece não ter importância nenhuma? Na verdade, o criador dessa sigla foi considerado por muitas pessoas o pai da Internet.

Você sabe quem é ele?

O pai da Internet, também conhecido como Tim Berners-Lee, fundou o World Wide Web (WWW) – um sistema de documentos em hipermídia, ou seja, documentos que estão em fusão de meios de comunicação através de sistemas eletrônicos de comunicação, e são interligados e executados na Internet.

Tais documentos podem ser vídeos, sons, hipertextos ou imagens. Quando você quer ter acesso a esse tipo de informação, utiliza-se um navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, etc). Tim também criou a linguagem de marcação emprega na criação dos sites, o HTML, e o protocolo de intermediação das conexões mundiais de Internet, o HTTP.

Outro nome que pode ser citado em quem criou a internet é o Marc Andreessen, que foi o criador do primeiro navegador gráfico conhecido como Netscape Navigator. Marc começou a deter cerca de 90% do mercado de navegadores e foi superado apenas pelo Internet Explorer, em 2002-2003.